VAC - Velocidade de Atravessamento Constante

Perguntas frequentes

Confira o ponto de vista de um consultor sobre algumas questões controversas relacionadas aos serviços de consultoria.

A recente publicação da norma ABNT NBR ISSO 10019:2007, que trata das "diretrizes para a seleção de consultores de sistema de gestão da qualidade e uso de seus serviços", trouxe à tona a discussão sobre alguns pontos relacionados à atuação das consultorias no mercado brasileiro.

1. O que pode ser feito para melhorar a conceituação dos serviços de consultoria no mercado?

Deve ser cada vez mais incentivado que as organizações à busca de um serviço de consultoria investiguem bem o mercado e obtenham referencias sobre as empresas que estão considerando contratar. Para a obtenção dessas referencias devem ser contatadas as empresas as quais a consultoria já prestou serviços, para se avaliar quais foram os resultados desses serviços e também a postura da consultoria durante sua execução.

2. Quais são os principais aspectos éticos que uma consultoria deve seguir quanto a padrões de serviços e preços?

Uma empresa de consultoria deve se propor a executar serviços o qual esteja plenamente capacitada, evitando assumir tarefas que estejam em campos onde não se encontra tecnicamente atualizada e/ou plenamente habilitada à condução dos serviços devem ser realizados dentro dos padrões mundialmente reconhecidos, obedecendo à metodologia de execução, os prazos necessários e praticando uma política de preços que viabilizem os projetos e que sejam realistas para as atividades realizadas.

3. No tópico "Considerações Éticas" da norma ABNT NBR ISSO 10019:2007, há algum item a ser destacado, devido a sua importância?

É fundamental destacar o item que trata da importância de se evitar a criação de dependência dos serviços de consultoria. Esse tópico é muito importante, já que as consultorias devem capacitar cada um de seus clientes para que, no futuro, seja realizado pela própria empresa-cliente o desenvolvimento das atividades para as quais a consultoria é hoje necessária.

4. Como uma consultoria idônea deve enfrentar o momento atual de concorrência selvagem e de "vale tudo"?

A empresa deve manter-se fiel à prestação de serviços que se encontram dentro do seu portfólio de produtos e de seu padrão de qualidade. É importante que a consultoria tenha como principio a responsabilidade de indicar outra empresa melhor capacitada para a execução de serviços que não fazem parte do seu portfólio, ou nos casos que esteja impossibilitada de executá-los. Para que possa manter a qualidade de seus serviços e também incrementar o volume de trabalho, a organização precisa buscar incansavelmente aumentar a qualificação de seus profissionais, agregando ainda mais valor aos seus serviços.

Referência:
Revista: Banas Qualidade – Ano XVII – Autor: Cristina Werkema.

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